terça-feira, 30 de agosto de 2011

MACIÇO DO TELEFÉRICO – CENTRO DA CIDADE DE NOVA FRIBURGO

DRM-RJ:  LAUDO DA “FENDA” TELEFÉRICO-COLÉGIO ANCHIETA”

Entre amanhã e depois de amanhã, ou seja, quarta ou quinta-feira, 31 de agosto – 01 de setembro,  o Departamento de Recursos Minerais (DRM) divulgará o relatório conclusivo sobre o maciço do Teleférico, ou Morro da Cruz, como queiram.
O colunista (Giuseppe Massimo –AVS) já teve acesso a um relatório preliminar do DRM, já repassado ao governo estadual.
O relatório contesta tecnicamente o laudo do INEA, feito em abril, cujo conteúdo anda causando certo pânico aos moradores da Rua General Osório.
O relatório do DRM tem como base um sobrevoo de helicóptero e vistoria in loco de toda a área, feitos na semana passada, por técnicos e geólogos do órgão especializado em encostas.
Cópias do documento conclusivo sobre o assunto, diga-se, tranquilizando a população serão encaminhadas imediatamente também ao Ministério Público, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e  Secretaria  de Obras do governo do Estado do Rio de Janeiro.
A conferir.
O maciço do Teleférico, aliás, é tema desta semana do programa Debates A Voz da Serra, na Luau TV.
Participam do programa o coordenador da Defesa Civil, João Paulo Mori,  o secretário da Ordem Urbana, Hudson Aguiar,  o secretário de Meio Ambiente, Eduardo de Vries,  o secretário estadual de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat  e o coordenador regional do Ministério Público, Hedel Nara Ramos Júnior.
Falando abertamente sobre a polêmica, todos eles foram unânimes em rechaçar o propalado risco de haver um desmoronamento do maciço em questão.
O secretário estadual de Reconstrução Serrana já tem em mãos o laudo preliminar do DRM.
Respondendo a questionamento sobre o laudo anterior, feito pelo Inea, alarmando a população, Affonso Monnerat afirma categoricamente que seria um irresponsável se soubesse que havia risco do maciço do Teleférico vir abaixo e não tomasse a iniciativa imediata de alertar a população.
- “Não faria de jeito nenhum , esconder a informação”, destacou
Affonso Monnerat.



DRM-RJ - SERVIÇO GEOLÓGICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O DEPARTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS - DRM-RJ é uma Autarquia criada pelo Decreto-Lei no 201-75. Em 1999 passou a estar vinculado à Secretaria de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo – SEINPE.
Em janeiro de 2011 o DRM-RJ emitiu estudo intitulado

 “ MEGADESASTRE DA SERRA”



- Com site Jornal AVS e DRM-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário