quinta-feira, 22 de setembro de 2011

IMPERMEABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS

Dermeval Barboza 
Moreira Neto


O prefeito em exercício Dermeval Barboza Moreira Neto, acompanhado do secretário de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar, do subsecretário de Defesa Civil, João Paulo Mori, e do comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Palencia, esteve na manhã de quinta-feira, dia 22 de setembro, na Rua Carlos Alberto Braune, bairro Braunes, onde houve um deslizamento de encosta em janeiro. Nesse local foi feita uma demonstração de um produto impermeabilizante de superfícies e que pode evitar a erosão de encostas no período de chuvas.
O produto aplicado em parte da encosta da Rua Carlos Alberto Braune é um polímero acrílico de controle da erosão. Quando aplicado em uma superfície com pequena penetra superficialmente e se expande. Ao secar, une as partículas do solo criando uma placa de resina plástica, transparente, impermeável, duradoura, teórica mente uma forte proteção. Segundo os fabricantes, não agride o meio ambiente, está em sintonia com as necessidades de proteção ao planeta, tem fórmula orgânica e biodegradável e ainda que seja ingerido acidentalmente não causa mal ao ser humano.
A função do polímero acrílico é controlar erosão nas encostas
Esse produto foi usado pelo exército dos Estados Unidos nas guerras do Iraque e do Afeganistão, nas areias do deserto, com a finalidade de construir emergencialmente pistas de pouso de aeronaves e também para retenção da poeira causada pelo solo árido. Com garantia de cinco anos, tem sido usado em encostas, estradas e estacionamentos. Em quatro horas após aplicação o terreno já está impermeabilizado e após 15 dias de aplicado a vegetação cresce normalmente.
Durante a aplicação do produto, o prefeito DBMN mostrava-se interessado pela questão de se evitar a erosão das encostas, o que implicaria num custo muito menor, gerando economia aos cofres públicos. O Corpo de Bombeiros fará posteriormente um teste com água na parte da encosta que recebeu o produto.

- Com Secon-PMNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário