terça-feira, 13 de setembro de 2011

VIVA RIO APRESENTA RESULTADO DO TRABALHO EM CONSELHEIRO PAULINO

Prefeito em exercício DBMN 
O prefeito em exercício do município de Nova Friburgo, Dermeval Barbosa Moreira Neto recebeu terça-feira, 12 de setembro, os coordenadores do Projeto Recomeçar, da ONG Viva Rio: Leonardo Garcia, da Brigada Comunitária de Defesa e Saúde, Valéria Manhães, administradora e Juliana Dantas, coordenadora do Projeto. A pauta da reunião foi a apresentação do mapeamento geoeconômico realizado nos bairros Floresta, Alto do Floresta e Três Irmãos, de março a setembro desse ano. O trabalho foi resultado de um termo de parceria celebrado entre a PMNF e a ONG.
A apresentação foi ampla e mostrou todo o trabalho realizado no período de sete meses, com o cadastramento de aproximadamente mil famílias, nos três bairros do distrito de Conselheiro Paulino. Dentre os dados mapeados constam o perfil demográfico, sócio-econômico, de saúde, de geo-referenciamento, das áreas de risco e pontos de apoio.
Algumas das aplicações desses dados podem ser feitas na confecção de mapas e na definição de percursos de evacuação das áreas de risco. É um vasto material para contribuir com as ações do poder público na prevenção de desastres, como salientou o subsecretário André Luis.
-  “Esse levantamento é fundamental para o planejamento em que estamos trabalhando no CONDECs nacional, estadual e municipal e CODENF.”.
A parceria entre PMNF e Viva Rio termina formalmente em 30 de setembro, data que se exaurem também os recursos da ONG para este trabalho.
Diante dos resultados, o prefeito DBMN determinou que a Secretaria de Ordem Urbana busque formular uma proposta para viabilizar que o trabalho seja também desenvolvido nas outras comunidades em risco no município de Nova Friburgo.
O orçamento dessa etapa maior é estimado pela ONG em cerca de 2,5 milhões de reais.
DBMNl sugeriu que os técnicos da Secretaria de Ordem Urbana, em conjunto com Meio Ambiente, verifiquem a possibilidade destes recursos serem conseguidos via fundo estadual ou nacional de defesa civil, já que, é um projeto completamente voltado para prevenção de desastres e ao mesmo tempo socorro em caso de sinistros.
O trabalho prevê o mapeamento de cerca de 70 outras áreas, deverá durar dois anos e contaria com a colaboração de 60 agentes de campo nas diversas comunidades.

- Com Secon-PMNF


Nenhum comentário:

Postar um comentário