quarta-feira, 26 de outubro de 2011

5º FESTIVAL DA TRUTA DE NOVA FRIBURGO

Receitas criativas de truta

A partir do dia 4 de novembro o sabor e a suavidade da truta estarão em destaque na gastronomia de Nova Friburgo com o início do 5º Festival de Truta, realizado pelo Convention & Visitor Bureau e Arranjo Produtivo Local de Entretenimento e Turismo - APL da Serra. O evento que vai até o dia 27 de novembro destaca o município como o maior produtor do peixe no estado do Rio de Janeiro e promete movimentar a economia local. Nesse ano quinze restaurantes participam do circuito, com criações elaboradas exclusivamente para o festival.
O coquetel realizado na segunda-feira, 24, no Reserva Mury, marcou o lançamento dessa 5ª edição, que conta com o apoio e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das Secretarias Especial de Turismo, Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. Assim como da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (FIPERJ), da Prefeitura de Nova Friburgo, Sebrae, Concessionária Rota 116, Trutário Araribá e da Braün & Braün Bier.

Chefs de cozinha desenvolvem pratos exclusivos para o festival
A expectativa é que o festival traga uma movimentação 30% maior do que a edição passada para a economia do município, com reflexos também na rede hoteleira. Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau de Nova Friburgo, chefe Dê, o objetivo é superar 2011, quando foram vendidas duas toneladas a mais de truta pela realização do evento, apostando no sucesso dos pratos elaborados pelos chefes que participam do festival. “O sucesso dos pratos é tão grande que eles continuam no cardápio dos restaurantes mesmo depois do Festival da Truta. Eu acredito que esse ano podemos chegar a três toneladas a mais nas vendas”.
Os chefs de cozinha que participam do evento ficaram responsáveis por apresentar com muita criatividade pratos feitos exclusivamente para o festival. Combinando sabores com a truta, foram elaboradas quinze receitas para agradar a vários tipos de gostos, destacando a leveza e o potencial nutritivo do peixe, rico em ômega 3. “Isso tudo para deixar as pessoas com água na boca, para que visitem os restaurantes e conheçam o que Nova Friburgo tem de melhor em sua gastronomia. E quem conferir poderá esperar também novidades, pois cada estabelecimento participante presenteará aos clientes com brindes” – destaca Dê.
Para o acompanhamento dos pratos, uma sugestão do festival é a cerveja friburguense Braün & Braün Bier, que participa pela segunda vez do evento. De fabricação artesanal, feita dentro do padrão alemão clássico da cerveja pura, que leva apenas água, malte e lúpulo, a cerveja do tipo pilsen foi elaborada justamente para se adaptar aos pratos típicos da região. “É uma cerveja de sabor bem equilibrado, ou seja, não é muito forte, porque mulher não gosta de cerveja muito forte, nem pesada, também não é muito leve, porque homem não gosta de água suja. É uma cerveja bem equilibrada, mas com personalidade marcante” – descreve o empresário José Bräuniger, proprietário da marca.
Nova Friburgo é a maior produtora de trutas do estado do Rio de Janeiro, e a consolidação da atividade com a gastronomia incentiva os truticultores, mantendo os produtores rurais no campo. E engloba também a preservação ambiental, já que o peixe só se desenvolve em ambientes de águas muito limpas, o que exige um grande cuidado com a área de criação e ao que se refere à poluição dos rios.
Durante o festival os trutários da região, que todo mês produzem aproximadamente 12 toneladas de trutas, chegam a ter a produção aumentada em 60%. “Eu fico muito orgulhoso em fazer parte desse evento, já trabalho há onze anos com a criação de trutas e sei como é difícil, pois essa espécie requer cuidados especiais por ser um peixe sensível” – afirma Evandro Pinto, proprietário do Trutário Araribá.
Para o presidente da FIPERJ, Marco Botelho, essa também é uma oportunidade para que seja feita a legalização dos produtores friburguense. A regularização dos criadouros teve início com visitas de técnicos da fundação, onde está sendo realizado um levantamento para saber quantos truticultores encontram-se na faixa marginal de proteção e, conforme a instrução técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), posteriormente será feita a legalização. “Nossa proposta, até mesmo com a criação da resolução número 33 do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), é dar condições para que os produtores se legalizem, fomentando a criação de trutas. A ideia é fazer com que Nova Friburgo seja o maior produtor do Brasil” – ressalta Marco Botelho.
Representando o apoio do Governo do Estado, o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, esteve presente no lançamento do festival e destacou a importância da realização do evento para maior visibilidade da atividade de truticultura de Nova Friburgo. Assim como foi colocado pelo secretário Municipal de Cultura, Roosevelt Concy, que enfatizou a comemoração dos 50 anos da truta no município.
Participam do evento os restaurantes Dom Quixote, Viva Rô, Le Bon Bec, Truta e Boa Cia, Too Much, Braün & Braün, Empório do Dengo e Miditerrâneo, localizados no distrito de Mury, Paiol Restaurante e Café, Espaço Bistrô, Dê Gastronomia Francesa e Baiana, Rosa dos Ventos e Zuhause, em São Pedro da Serra, Bistrô Suíço, no bairro Cônego, e Crescente Gastronomia, no Centro. Além do Refúgio dos Falcões, como indicação de hospedagem.

- Por Paula Valviesse

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quando ocorrerá a 6ª edição. Sei que é em 2012, porém qual mês e quais dias?
    Obrigado.

    ResponderExcluir