sábado, 15 de outubro de 2011

ELEIÇÃO DIRETA DE DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS

Claudio Damião (PT-NF)

Após tramitar por 26 meses, a Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou com emendas na última terça-feira, 11 de outubro, projeto de lei determinando que os diretores das escolas municipais passem a ser escolhidos através de eleição direta, com a participação dos professores, pais, alunos e comunidade. A proposta, que já havia sido anteriormente avalizada pelo Conselho Municipal de Educação, obteve oito votos favoráveis e três contrários e agora segue para sanção do prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB).
Na avaliação do vereador Cláudio Damião (PT-NF), autor da proposta:
- “Um dos principais benefícios do projeto será evitar interferências políticas nas escolhas de diretores de escolas. Com isso, a comunidade escolar terá mais liberdade e os diretores terão mais independência em suas funções O projeto é uma verdadeira carta de alforria, pois livrará as escolas do apadrinhamento político, um método usado por muitos políticos nas escolas friburguenses. Sairão ganhando todos aqueles profissionais que estão engajados no desenvolvimento do processo educaciona.l”, destacou.
O também vereador Pierre Moraes (PDT-RJ) acentuou:
- “A proposta significa uma ‘política para a educação’, em vez de ‘política na educação’, opinou.
Votaram a favor do projeto, além de Claudio Damião (PT-NF) e Pierre Moraes (PDT-RJ), os vereadores Luciano Faria (PDT-RJ), Renato Abi-Râmia (PMDB-RJ), Marcos Medeiros (PTB-RJ), Edson Flávio (PR-RJ), Isaque Demani (PR-RJ) e Reinaldo Rodrigues (PR-RJ), e contra Sergio Xavier (PMDB-RJ), Manoel Martins (PSB-RJ), Jorge Carvalho (PCdoB) e Nami Nacif (PHC-RJ).

- Com AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário