quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CÓRREGO D’ANTAS SERÁ MONITORADO POR SISTEMA DE CHEIAS


SIRENES SOARÃO TAMBÉM EM CASO DE INUNDAÇÃO

 
Devido à grande preocupação com os moradores de Córrego D’Antas e por determinação do prefeito Sérgio Xavier, este bairro deverá ser assistido 24h por equipes de diversas secretarias do governo municipal.
Neste sentido, analisando os últimos acontecimentos ocorridos na cidade por conseqüência das chuvas no último final de semana, em especial nesta localidade, o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Paulo Mori, já está reavaliando mais uma função do sistema de alerta por sirenes naquele local.
 De acordo com Mori, já foi solicitado ao Inea, mais especificamente, ao Centro de Controle Operacional (CCO) e à Diretoria de Monitoramento Ambiental (Dimam) que este esquema, exclusivamente em Córrego D’Antas, seja incluído também no sistema de alerta de cheias de Nova Friburgo.
 - A necessidade de aperfeiçoar este sistema às duas funções (cheias e deslizamentos) deve-se às particularidades daquele bairro, disse.
 Segundo o coordenador da Defesa Civil, as sirenes localizadas no Córrego D’Antas não soaram durante as chuvas do final de semana porque as mesmas estavam monitoradas para registrarem apenas riscos de escorregamentos e não de enchentes. No caso daquele bairro, a situação foi atípica, porque houve alagamento no local, e, ainda de acordo com Mori, foi a primeira vez que este fato ocorreu depois de janeiro.
             
Sistema de Alerta de Cheias

Este sistema foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com o objetivo de informar autoridades e a população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações graduais (cheias) que possam causar perdas materiais e humanas.

Como funciona

O sistema de alerta possui estações telemétricas, que enviam dados automaticamente via celular, a cada 15 minutos, com medição da quantidade de chuvas e do nível d’água dos rios. No Centro de Controle Operacional (CCO) do Inea, técnicos fazem o acompanhamento das condições do tempo e dos rios 24 horas por dia, sete dias por semana. Quando há previsão de chuvas fortes ou possibilidade de transbordamento dos rios para a região monitorada, o Inea envia alertas via mensagens SMS e e-mails para agentes da Defesa Civil.
Em Nova Friburgo há quatro estações de monitoramento: Olaria, Ypu, Vendas das Pedras e Conselheiro Paulino, respectivamente nos rios Cônego, Santo Antônio, Córrego D’Antas e Bengalas. Sendo que no Rio Caledônia, há uma estação pluviométrica.

Tipos de Alerta 

Há quatro estágios de alerta:
- Vigilância – sem chuvas ou chuvas fracas e esparsas. Nível d’água normal.
- Atenção – previsão de ocorrências de chuvas moderadas e fortes.
- Alerta – registro de chuvas intensas. Subida dos níveis dos rios acima do normal.
- Alerta Máximo – continuação da chuva. Rio atingindo 80% de nível de transbordamento.

- Com Secom-PMNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário