sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PRIMEIRO-MINISTRO DE PORTUGAL DEFENDE FORTALECIMENTO DA PARCERIA COM O BRASIL

Presidenta Dilma recebe em audiência o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho
Em encontro no Palácio do Planalto no início da 27 de de outubro, a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, reiteraram a intenção dos dois países de fortalecer o comércio e ampliar os investimentos. Após reunião com a presidenta brasileira, Pedro Passos Coelho destacou em entrevista coletiva que Portugal é uma porta de entrada para investimentos brasileiros na Europa e África e disse ter certeza de que seu país “pode contar com as empresas brasileiras nesse momento de recuperação da economia portuguesa”.
Ele lembrou que Portugal inciou “um importante processo de reforma econômica e estabilização financeira” e que é necessário valorizar todas as pontes que se pode estabelecer com o Brasil.
- “Durante o encontro eu disse à presidenta Dilma Rousseff que a relação entre Portugal e Brasil é movida por uma aliança estratégica. Entendemos ser importante estreitar ainda mais essa parceria no plano comercial, de investimentos, humano e científico.”.
Sobre a Cúpula do G-20, que será realizada na próxima semana em Cannes, na França, Pedro Passos frisou ter a expectativa de que seja apresentada uma proposta conjunta dos países integrantes. E disse que a União Europeia irá participar “com otimismo” no sentido de se encontrar soluções para a estabilidade econômica mundial.
- “Resta saber como o mercado irá acompanhar as decisões do G-20”, salientou.

- Com Blog do Planalto

PMNF TEM CONTAS APROVADAS DE 2010

Prefeito Dermeval Barbosa Moreira e o procurador Hamilton Sampaio
As contas de 2010 da gestão da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo tiveram parecer favorável por unanimidade dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão não causou surpresa ao prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, ao procurador Hamilton Sampaio e ao controlador Jorge Moura.
Eles aguardam agora o parecer final da Controladoria Geral da União (CGU), que já deu decisão preliminar de aprovação das contas da tragédia, inclusive com elogios.
As contas de 2010 da PMNF tiveram aprovação por unanimidade dos conselheiros do TCE, que seguiram o voto do relator José Gomes Graciosa.
DBMN e Hamilton Sampaio ainda chamam a atenção para o fato de ter havido superávit nas contas. Isto significa que, com relação a 2010, a PMNF encontra-se com as contas em dia, sem nenhuma dívida ou obrigação financeira a pagar.
O prefeito e o procurador aguardam agora o parecer final da CGU que, na decisão preliminar de aprovação das contas da tragédia, ainda emitiu elogios à equipe do setor de Controle Interno.
DBMN e Hamilton Sampaio comentaram ainda que as contas de 2011 já estão sendo preparadas desde já para encaminhamento ao TCE e para uma audiência pública, a ser marcada pela PMNF, para apresentação de todas as contas ao povo em geral, devendo ser no mês de janeiro de 2012, em dia, hora e local a serem definidos.

- Com Secom-PMNF

PREFEITURA E MP ASSINAM TERMO DE CONDUTA PARA EVACUAÇÃO DE ESCOLAS NO CASO DE CHUVAS FORTES

Prefeito Dermeval Neto e a promotora da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, Renata Aline de Castro Leal.
O prefeito em exercício do município de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto recebeu em seu gabinete na manhã de sexta-feira, 28 de outubro, a promotora da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, Renata Aline de Castro Leal. O encontro, que contou também com as presenças do secretário-geral José Ricardo Lima e do promotor Édel Nara Ramos Júnior, resultou na assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) para prevenção dos alunos da rede municipal de ensino em caso de chuvas fortes. Os alunos deverão deixar de forma ordenada suas escolas ou pode até mesmo haver a suspensão das aulas com um dia de antecedência.
O aviso será dado pela Defesa Civil à Secretaria Municipal de Educação e também à Coordenadoria Estadual de Educação e escolas particulares.
De acordo com a promotora Renata, a medida visa a prevenir a situação de pânico entre os alunos e equipes de apoio das escolas de Nova Friburgo. Com isso, espera-se que as escolas sejam desocupadas ordeiramente e sem atropelos no caso de temporais.
A promotora informou ainda que haverá treinamentos dos professores e equipes de apoio das escolas para que esse objetivo seja atingido plenamente.
DBMN comentou que o conteúdo do TAC já estava inserido no plano de emergência para calamidades elaborado pelo governo municipal. O prefeito entende a preocupação do MP e, em vista de já haver a mesma preocupação, a PMNF acolhe e consolida os termos do TAC.

- Com Secom-PMNF