terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MORADORES DE FRIBURGO PEDEM DRAGAGEM DO CÓRREGO DANTAS


CHUVAS DO FIM DE SEMANA CAUSARAM TRANSBORDAMENTO E ATINGIU ALGUMAS CASAS

Moradores de Friburgo no meio da água de rio que transbordou após chuvas do fim de semana – Foto TV Globo
 
A chuva forte que atingiu Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, durante o fim de semana, deixou a Defesa Civil em alerta e moradores ilhados. O Córrego Dantas subiu, e a correnteza levou a única passagem que servia, de forma improvisada, para a travessia de pedestres. Os moradores do bairro Córrego Dantas fizeram uma manifestação nesta segunda-feira, para reivindicar a dragagem do córrego, que corta o bairro. A Defesa Civil informou que já solicitou a construção de uma ponte definitiva no local. Desde janeiro, quando a cidade foi devastada por uma tromba d'água, o córrego sofreu o alargamento, passando de 1,5 metro para quatro metros, transformando-se em um rio. O local, contudo, está bastante assoreado, com uma profundidade de meio metro. No fim de semana, ele chegou a um metro de profundidade, segundo a Defesa Civil da cidade, e transbordou. Indignadas, algumas pessoas colocaram nas porta de casas os móveis danificados. De acordo com moradores do local, apesar da forte chuva, eles não receberam nenhum alerta para tomarem providências. A Cruz Vermelha, que estava no local fazendo um treinamento, mobilizou-se e auxiliou os moradores.
- “Estamos completamente abandonados. A Defesa Civil demorou muito para fazer a desobstrução da via. Alguns pontos da cidade atingidos em janeiro passado até hoje aguardam obras de contenção e nada é feito. Basta começar a chover, para os moradores ficarem apavorados e correrem para suas casas.”, disse o artista plástico Carlos Moura.
O subcoordenador da Defesa Civil, Robson Teixeira, disse que recebeu a promessa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) de que, nesta segunda, seriam enviadas máquinas para a realização da dragagem.
- “Os moradores estão revoltados porque existe uma promessa desde janeiro para a construção de uma ponte e da dragagem daquele córrego. Acredito que ainda nesta segunda o trabalho de dragagem comece - prometeu Teixeira.
Segundo Marilene Ramos, presidente do Inea, o alerta de transbordamento não foi dado.”.
- “A sirene que está funcionando em Friburgo é para deslizamentos de encostas, e não havia o nível de chuva suficiente. Entretanto, foram dados dois alertas de inundação. O que não aconteceu foi o alerta de transbordamento. Que acontece via SMS. Houve um problema técnico na estação que ainda está passando por fases de ajustes.”, explicou.
A Defesa Civil registrou ainda, durante o fim de semana, a queda de um muro de contenção de encosta no bairro Vila Amélia, sem vítimas, e pelo menos sete pequenas quedas de barreira na Estrada do Vale Dourado, chamada de Terê-Fri. Moradores da região dizem que naquela via, na quilômetro 7,5 - a dez minutos do centro de Friburgo - uma barreira chegou a bloquear por completo a estrada. Os destroços foram removidos apenas às 11h de domingo.
Na a BR-040, equipes da Concer, a concessionária que administra a rodovia, retiraram a barreira que caiu em parte da pista do km 49, no sentido Rio de Janeiro. O trecho da estrada em Itaipava, distrito de Petrópolis, opera sem qualquer obstrução. Já no km 9, em Levy Gasparian, a Concessionária colocará a pista do sentido Rio operando em mão dupla para garantir maior segurança e rapidez no trabalho de retirada de outra barreira que deslizou, interditando parcialmente o sentido Juiz de Fora nesse trecho. A chuva também causou uma queda de barreira no km 15, em Três Rios, no sentido Juiz de Fora, onde também a BR-040 opera em meia pista.

- Com O Globo